ARTIGOS PUBLICADOS

 

Condições de trabalho dignas asseguram produtividade e valor ético

Manager Empregos em Notícias e Artigos
     

A OIT - Organização Mundial do Trabalho criou, no fim do ano passado, uma força-tarefa para incentivar e dar apoio à implantação de práticas de trabalho decentes no âmbito das políticas nacionais.

Derivada da Declaração de Princípios e Direitos no Trabalho aprovada em 1998, essa força tarefa vai buscar promover o acesso ao trabalho, o salário adequado, as condições satisfatórias de trabalho, a segurança e a proteção contra o desemprego, entre outras boas práticas.

Entre outros pontos, pretende-se reduzir o impacto da globalização sobre a qualidade de vida no trabalho. As atividades e os documentos da OIT poderão ser uma boa fonte de inspiração para os departamentos de recursos humanos - e muitos os acompanham com o devido cuidado.

As empresas organizadas costumam ter pouco a ver com o lado mais trágico do trabalho, aquele que diz respeito ao interesse maior da OIT, como o trabalho infantil, a escravidão, a discriminação, as condições sub-humanas.

Mas, não custa manter o estado de vigilância, uma vez que nas dificuldades da competição do dia-a-dia, nos programas de redução de custos, na luta pela sobrevivência em mercados instáveis e mutantes, pode-se passar um pouco dos limites do que se pode chamar de trabalho decente.

Busca das condições de trabalho excelentes, além da motivação de responsabilidade social natural tão em voga nos dias de hoje, é um modo certo de adquirir produtividade segura e compatível com as demandas de hoje.

     

 
 
 
 

 


 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN