ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


SINFA E DIEESE consolidam parceria./v02/detalhe_no


O presidente do SINFA-MA, Saraiva Júnior, de passagem por São Paulo, reuniu-se com o coordenador de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos,José Silvestre Prado de Oliveira. Os dois passaram em revista o atual movimento sindical brasileiro, as reformas impostas ao sistema trabalhista, a terceirização em atividades públicas e a situação dos sindicatos públicos no Maranhão.

Particularmente sobre o Maranhão, o relato de Saraiva Júnior acerca de reformas previdenciárias do Governo Dino e o desvio de reservas dos fundos que pagam aposentados e pensionistas preocuparam os técnicos do departamento. “São ações ameaçadoras ao equilíbrio da atividade funcional e, por extensão, ao serviço público”, avaliaram os ouvintes do líder sindical.

Curso – Os dados apresentados pelo presidente espantaram e surpreenderam os líderes do DIEESE. E facilitaram a aprovação da ideia apresentada por Saraiva Junior da realização de um curso sobre regime próprio de Previdência Pública, a ser promovido pelo Fórum das Carreiras do Poder Executivo do Maranhão. Dependendo das negociações, técnicos do DIEESE poderão ministrar a atividade em setembro.

Saraiva Júnior ampliou as conversas sobre a instalação do escritório do departamento no Maranhão. A entidade já realiza algumas atividades de apoio às lideranças sindicais do serviço público. Entre elas a pesquisa mensal da cesta básica, aplicada por técnico “prata de casa”. O SINFA lidera o movimento de instalação por ser um dos mais antigos filiados ao DIEESE no Estado (cinco anos).

Perfil – O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores. Os cerca de 700 associados (entidades) recebem os mais variados serviços ao longo dos 60 anos de crescente credibilidade e reconhecimento.

A instituição desenvolve pesquisa, assessoria e educação voltadas para os dirigentes e assessores das entidades sindicais e os trabalhadores. Reconhecida como instituição de utilidade pública, possui 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).

     

 
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  Novo Congresso veio pior que a encomenda
Antônio Augusto de Queiroz

Em que pese se reconhecer que o novo Congresso foi o mais renovado dos... Leia Mais

   
     
  Política, Estado e Governo: o que é, para que serve a Constituição
Antônio Augusto de Queiroz
   
     
  Por um novo Brasil
Saraiva Júnior

Domingo pode ser o primeiro dia de nossas vidas. Um novo País e uma nova... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN