ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


UNAFA/SINFA conhecem diagnóstico da agricultura/v02/detalhe_no


Na condição de secretário-geral da UNAFA Federação, o também presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão, agrônomo Francisco Saraiva Júnior, esteve entre as lideranças da agricultura brasileira na reunião promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. A autarquia apresentou os números do setor em 2018 e estudou as perspectivas para o ano de 2019.

O encontro, com parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Tesouro Nacional, avaliou o panorama do agronegócio brasileiro e seu desdobramento nos próximos anos. O seminário “Diagnóstico da Agricultura Brasileira: um Olhar para o Futuro” debateu temas como crédito e seguro agrícola, extensão rural, migração e emprego no ambiente rural do Brasil.

Contribuição – Ao constatar a insuficiência de dados na discussão sobre o papel da agropecuária nacional no setor primário, o líder sindical maranhense provocou a curiosidade de expressiva parcela de participantes. A delegação do Rio Grande do Sul interessou-se pelo detalhe e sugeriu consultas complementares aos números coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os delegados gaúchos consideraram que esse levantamento enriquecerá o documento final do seminário, a ser divulgado posteriormente. E reconheceram que a agropecuária brasileira, apesar dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem avaliação frágil estatísticamente.

Audiências – Saraiva Júnior aproveitou sua passagem pela Capital Federal para conversar com integrantes e futuros membros da bancada maranhense no Congresso Nacional. Entre os últimos conversou com a senadora eleita Eliziane Gama (hoje deputada federal), Saraiva aproveitou para pedir atenção a programas federais de suporte à atividade agropecuária, em favor do Maranhão.

     

 
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  O ‘déficit’ da Previdência é fake
Maria Lucia Fattorelli

Governo transformou contribuições em imposto para tirar verba da... Leia Mais

   
     
  Hora de dialogar
Antonio Andrade

A garantia da qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos... Leia Mais

   
     
  A celeuma do SIF
Ari Crespim dos Anjos

As falas sobre sistema privado de inspeção, sistema misto,... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN