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AGED estuda adotar inovação tecnológica/v02/detalhe_no


Comodidade, qualidade, celeridade, desburocratização e economia caracterizam a adoção do modelo digital no serviço público em todos os níveis. A informatização proporciona estas facilidades, situação comprovada onde as plataformas já foram instaladas e colocadas em funcionamento. Esta realidade foi repassada à direção da AGED nesta semana, pelas enviadas à 4ª Semana da Inovação, promovida pelo Ministério do Planejamento com o objetivo de aprimorar a prestação de serviços ao cidadão pelo poder público. O tema da Semana foi “Serviço Público para o Futuro”

A fiscal estadual agropecuária Alessandra Pontes Lima (secretária-geral do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária - SINFA) e médica veterinária e assessora de Planejamento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Aldenir Paiva, fizeram detalhada exposição sobre o programa digital do governo federal e seus resultados após implantação parcial. Os expositores em Brasília foram unânimes em reconhecer que as conquistas até aqui registradas melhoraram o desempenho da administração e ganharam a aprovação dos usuários do serviço público.

Benefícios – As servidorasconheceram exemplos de experiências adotadas internacional e nacionalmente com a aplicação da tecnologia digital, seus reflexos na sustentabilidade, ouviram acerca da interação nos aspectos humanos e tecnológicos e receberam informações relativas ao gerenciamento das várias redes utilizadas nos serviços públicos. “Constatamos uma verdadeira revolução cibernética, que operará profunda transformação nas atividades básicas de prestação de serviço ao público”, observaram as funcionárias.

As duas representantes informaram que os procedimentos apresentados na semana já estão sendo replicados em alguns Estados, mas admitiram que a implantação em todo o universo federativo se dará gradualmente, pela complexidade dos sistemas. “Não será uma uniformização rápida, para dar tempo às repartições de capacitarem suas equipes e instalarem seus equipamentos, de modo a obter os resultados que o avanço tecnológico pode proporcionar”, reconheceu a assessora de Planejamento da Agência, Aldenir Paiva, no contexto de sua palestra.

Usufruto – Alessandra Lima concordou com as colocações da companheira de delegação. Observou que a implantação, pela complexidade dos sistemas, dar-se-á a gradualmente, em processo de universalização que evite solução de continuidade quando da entrada em operação. E reafirmou que a inovação tecnológica facilitará a vida dos cidadãos quando buscarem o serviço público. “Todos terão a vida facilitada e ganharão em resultados. Também o poder público descomprimirá suas instalações físicas, oferecendo segurança e conforto aos usuários”.

Em entrevista ao ProgramaTribuna Sindical, mantido pelo SINFA, Alessandra Lima destacou a importância de sua participação no encontro, “pelo enriquecimento de minhas atribuições e pela extensão de minhas responsabilidades para com o público que usufrui dos serviços a meu encargo na AGED. Foi uma oportunidade gratificante e oportuna de absorver conhecimentos, que me elevam profissionalmente e me alinham ao momento de modernidade tecnológica, permitindo-me servir melhor ao meu Estado e ao público-alvo a que se destina minha atividade”.

     

 
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