ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


Tribuna Sindical ouve lideranças/v02/detalhe_no


O Programa Tribuna Sindical, evento tele e radiofônico, que tem o SINFA como um dos patrocinadores, reuniu lideranças sindicais neste final de semana para um balanço das atividades ao longo de 2018 e discussão das iniciativas que serão desenvolvidas em 2019. Compareceram à entrevista o coordenador sindical do SIFSA, Samuel Silva, o delegado regional em Balsas, Diego Sampaio, e o delegado regional do ANFFA Sindical para o Maranhão, Genilson Ferreira Santana. O programa é comandado pelo líder sindical Kleber Gomes.

Diego Sampaio começou saudando os companheiros e relatando a exposição de colegas de trabalhos recém-chegadas de uma atividade em Brasília, onde foi debatida a informação do serviço público (as companheiras Aldenir Paiva e Alessandra Lima). Ele alertou para a iniciativa do governo federal em criar mecanismos que aproximem o cidadão da administração pública par melhor entender e contribuir para a excelência da prestação de serviços dos órgãos aos usuários. “O cidadão, considerado parceiro, vai julgar as ações dos prestadores de serviço e sugerir melhorias”, observou o fiscal estadual agropecuário.

Comemorou o fato de o SINFA (pela secretária-geral Alessandra) e a AGED (pela fiscal estadual agropecuária Aldenir) estarem associados na participação do evento e na transmissão dos conhecimentos apresentados ao público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária. Chamou a atenção para a necessidade do arejamento da mentalidade de quem faz a gestão pública (“dirigentes afinados com as mudanças impostas pelo progresso tecnológico e consorciados com entidades representativas, como os sindicatos, por exemplo”).

Defendeu o estabelecimento de parcerias institucionais para que objetivo grandiosos sejam alcançados. E arrematou com uma lição: “Um sindicato que defende os interesses da categoria também o faz na defesa dos interesses da repartição que os acolhe. Ninguém quer a extinção do órgão, que significa a derrota do trabalhador público”. Esclareceu que o trabalhador público é agente do bem para a comunidade. Ao governo cabe oferecer os instrumentos para a excelência desse atendimento.

Capacitação – Ao concordar com as colocações de Diego Sampaio, o delegado regional para o Maranhão do ANFFA Sindical (representante dos auditores fiscais federais agropecuários), Genilson Santana, alertou para a necessidade de investimentos na capacitação do servidor público, hoje experimentando certa indigência em relação a essa preparação. “A tecnologia é algo complexo e precisa de treinamento intensivo e frequente. Se assim não for, a resistência às mudanças entravará o sucesso da inovação. E não alcançaremos os resultados que se pretende com a introdução da modernidade.

Ele aproveitou para denunciar a falta de condições físicas da representação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Maranhão. O prédio está com sua estrutura comprometida, segundo ele, não comportando a instalação de sistemas tecnológicos avançados, sob pena de submetê-los a danos irreparáveis. Concluiu dizendo que ser humano e estrutura física precisam estar afinados para receber e ter resultados com a inovação.

Lamentou que a SAF funcione num prédio de mais de 300 anos, raramente submetido a reformas para adequá-lo às finalidades do órgão. Revelou que o MAPA foi criado ainda no Império do Brasil (século XIX) e, somente pela idade, merece melhor tratamento. E lembrou que a atividade do Ministério é responsável por um terço do que é possível comemorar da economia nacional, em geração de emprego e renda.

Natal – O coordenador sindical Samuel Silva concordou as colocações dos expositores que ao antecederam, pontuando sobre a necessidade dessa inovação para evitar má prestação de serviço e até a extinção da Agência. Aproveitou para convidar os companheiros do SINFA a colaborarem com a versão 2018 do Natal Solidário SINFA, que destina ajuda a entidades assistenciais localizadas nas áreas de influência das 18 unidades regionais.

     

 
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  O ‘déficit’ da Previdência é fake
Maria Lucia Fattorelli

Governo transformou contribuições em imposto para tirar verba da... Leia Mais

   
     
  Hora de dialogar
Antonio Andrade

A garantia da qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos... Leia Mais

   
     
  A celeuma do SIF
Ari Crespim dos Anjos

As falas sobre sistema privado de inspeção, sistema misto,... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN