ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


SINFA apresenta Projeto AGED à FAEMA/v02/detalhe_no


O presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão, Saraiva Júnior, apresentou aos presidente e primeiro-vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, respectivamente Raimundo Coelho e José Hilton Coelho, o Projeto “A AGED que Queremos para o Futuro”, produzido pelos servidores, após rigorosa observação das condições atuais da autarquia. Saraiva classificou a FAEMA interlocutor importante na defesa do projeto junto ao Governo do Estado.

A FAEMA representa o empresariado rural, da agricultura familiar aos grandes empreendimentos, cujos interesses da federação estimula e defende. O presidente Coelho enalteceu a oportunidade da proposta, considerando a atuação dos servidores agropecuários na fiscalização e inspeção dos gêneros da cadeia produtiva. O presidente do SINFA lembrou que, recentemente, o governador Flávio Dino destacou o interesse dos mercados internos (dentro e fora do Estado) e externo pela produção agropecuária maranhense. E que o crescimento dessa relação de mercados passa pela atuação da AGED, nos cuidados pela manutenção da alta qualidade dessa produção que o trabalho dos seus técnicos promove. “Temos o interesse internacional pela exportação de alimentos”, recordou Saraiva a fala do governador numa entrevista.

Compromisso – Raimundo Coelho, quando candidato a deputado federal, assumira o compromisso de defender a bandeira dos servidores agropecuários em relação ao projeto. Não se elegeu, mas sua posição de líder da classe empresarial rural e, proximamente, de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para o qual foi eleito em novembro passado, “o credencia a defender nosso projeto perante o governo”, reconhece Saraiva Júnior. O Mandato de Coelho é de quatro anos.

Ao ser eleito, Coelho confessou seu compromisso com o fortalecimento de parcerias, o que animou a direção do SINFA a retomar com ele as tratativas que se iniciaram na campanha eleitoral. Para Saraiva Júnior, a atividade dos servidores agropecuários, por intermédio da Agência, tem um viés econômico que a aproxima dos objetivos de Coelho na presidência do Serviço: articulação de políticas públicas junto aos governos federal, estadual e municipal, “unindo forças na promoção do desenvolvimento”, diz Saraiva. Raimundo Coelho é do setor agropecuário.

Palestra – Saraiva Júnior considera que a FAEMA e o SEBRAE são beneficiários privilegiados do projeto, que remete para atenção à agroindústria, por intermédio da atuação dos Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), ferramentas cuja criação está sugerida na proposta. O presidente do SINFA confessou-se gratificado pela atenção que o líder empresarial manifestou ao projeto.

Como primeiro grande resultado da conversa, o presidente Coelho convidou o presidente Saraiva Júnior para ministrar palestra aos dirigentes municipais da federação, em janeiro, esclarecendo pontos do projeto e apresentando sua importância para as atividades empresariais rurais. Serão dadas a conhecer as atividades dos servidores agropecuários. "Falaremos da ampla gama de cenários de fiscalização e inspeção nos quais atuam os servidores da categoria”, adiantou Saraiva Júnior.

Saraiva Júnior anteviu um novo produto a ser fiscalizado, na área vegetal: a mandioca produzida no Tabuleiro São Bernardo, no Maranhão, destinada à produção da cerveja artesanal Magnífica, fabricada em Pernambuco e recentemente lançada no mercado consumidor local. O Maranhão tem unidades de produção de cerveja artesanal em Caxias, Imperatriz, Paço do Lumiar e São Luís, esta da estrutura da Cervejaria AMBEV (Companhia de Bebidas das Américas), distribuidora da Magnífica.

     

 
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  O ‘déficit’ da Previdência é fake
Maria Lucia Fattorelli

Governo transformou contribuições em imposto para tirar verba da... Leia Mais

   
     
  Hora de dialogar
Antonio Andrade

A garantia da qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos... Leia Mais

   
     
  A celeuma do SIF
Ari Crespim dos Anjos

As falas sobre sistema privado de inspeção, sistema misto,... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN