ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


Titular da Sagrima exalta Projeto AGED/v02/detalhe_no


O comando da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) conheceu e elogiou o Projeto “A AGED que Queremos para o Futuro”. O documento foi apresentado pela direção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária, que o produziu, a executivos da secretaria. Vários pontos do documento mereceram atenção especial da equipe da secretaria. As indagações, principalmente sobre sugestões inéditas constantes da proposta, foram respondidas pela comitiva do SINFA. A audiência foi a primeira das que a direção sindical tem prevista com autoridades para 2019.

O secretário José Edjahilson Bezerra de Souza, a gerente de Programas de Unidades Regionais (GERPRUR), Rosany Aranha, e o Superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural (SUPDER), Fernando Trinta Martins, recepcionaram os integrantes do SINFA: Francisco Saraiva Júnior (presidente), Alessandra Oliveira Lima (secretária-geral), Abílio da Silva Neto (2° tesoureiro), Samuel Sousa (coordenador sindical) e Cosme Vilson (associado). No encontro, os sindicalistas elogiaram o trabalho do secretário, no cargo desde abril de 2018,

Expansão – Os pontos mais importantes do projeto foram apresentados por Saraiva Júnior. Ele explicou que as sugestões constantes da proposta foram fruto de minuciosa e rigorosa observação dos integrantes do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), observando o atual cenário da Agência, incompatível com as competências que lhes são atribuídas. Criada para gerir (mas não só) a política de combate à febre aftosa, a autarquia hoje atua muito além desse objetivo, carecendo de instrumental para operar na defesa e fiscalização da produção de origem animal e vegetal.

Alessandra Lima lembrou que a produção animal e vegetal maranhense compete nos mercados nacional e internacional, contribuindo com expressiva parcela na balança comercial brasileira gerada pelo agronegócio e pela agricultura familiar. Samuel Silva e Abílio Neto complementaram: “O trabalho na AGED ganhou relevância no saneamento da aftosa (aindacom vacinação, mas sem a partir de 2020) e com a crescente produção de grãos para o mercado externo (com destaque, a soja). Nosso acompanhamento granjeou a confiança desse consumidor”.

Destaque – A equipe daSagrima ouviu explicações sobre a importância das inovações sugeridas para a estrutura administrativa da Agência, destinadas a modernizar o gerenciamento e introduzir a tecnologia na prestação de serviço, conforme prega a moderna administração publica. Conheceu a necessidade de uso de mecanismos que proporcionam melhores resultados na prestação de serviço da autarquia. “É uma nova era o que pretendemos para a AGED, com a devida adequação às demandas do mercado para o qual trabalhamos”, esclareceu o presidente do SINFA.

Ele falou da criação da Auditoria Interna, da implantação de Sistemas Estaduais de Fiscalização e Inspeção Estaduais e Municipais associados aos congêneres federais (SISBI-POA, por exemplo), do uso de Código de Ética, do Serviço de Captação de Recursos, do Sistema de Recursos e Projetos e da constituição do Fundo Estadual para o Fortalecimento da Defesa Agropecuária. “Tudo pelo aprimoramento da atuação da Agência, em especial quanto à Educação Sanitária”, complementou o presidente do SINFA.

Novos encontros entre as equipes do SINFA, da SAGRIMA e, possivelmente, da AGED, deverão ocorrer neste início de novo governo. A direção do sindicato colocou-se à disposição da equipe de governo para esclarecer pontos que deverão ser considerados na formulação do projeto de lei destinado à reestruturação administrativa da Agência, que poderá ser encaminhado à Assembleia Legislativa ainda no primeiro semestre da legislatura que se instalará em 1° de fevereiro próximo.

     

 
CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  Uma tragédia anunciada
Diego do Amaral Sampaio*

Quem esteve no último seminário de formação sindical,... Leia Mais

   
     
  Quando o Ouvidor é um Médico Veterinário
George Henrique dos Santos Castro

Um cridor de cavalos um certo dia falou a um médico veterinário que... Leia Mais

   
     
  Cuidado! A nova previdência vai te pegar
Clemente Ganz Lúcio*

Anunciada como cura para múltiplos males – como baixo crescimento... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN