ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


SINFA leva Projeto AGED à SEDIHPOP/v02/detalhe_no


O secretário Francisco Gonçalves, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), recebeu, em audiência comitiva do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA). Os recepcionados entregaram o Projeto “AGED que Queremos para o Futuro”, com sugestões para elaboração de projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, destinado à reestruturação administrativa da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), que abriga os servidores.

Ao entregar o documento, o porta-voz e presidente do sindicato, Francisco Saraiva Júnior, justificou a escolha da secretaria como receptora da proposta pela sua missão de estimular e acompanhar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em cujo contexto se insere a saúde pública e a segurança alimentar, aspectos que estão no centro da atuação dos servidores agropecuários. “Ao fiscalizarmos e inspecionarmos os gêneros de origem animal e vegetal, cuidamos para que a qualidade deles ofereça tranquilidade aos consumidores e garanta sua presença na balança comercial do País, fortalecendo a economia dos dois entes: MA e BR”.

SUSAF – O projeto sugere a instituição, no Estado, do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-MA). O serviço orientará a adesão das Prefeituras que assim o desejarem, pelos seus serviços municipais de inspeção e fiscalização sanitárias, proporcionando excelência de qualidade aos produtos finais de origem animal e a segura circulação dos gêneros, certificados, no âmbito do território ou fora dele. O sistema poderá integrar-se ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). A coordenação ficará a cargo da AGED-MA.

Francisco Gonçalves elogiou o projeto. Em ligeira leitura considerou os pontos nos quais o trabalho de sua secretaria se identifica com a atuação da AGED e seus agentes. Aplaudiu a iniciativa dos servidores em se mobilizarem para oferecer ao governo sugestões para a reestruturação do órgão onde trabalham. “A contribuição é das mais oportunas, pois ninguém entende melhor a logística do setor onde trabalha que o servidor nele lotado”, comentou o secretário. Garantiu uma leitura mais acurada do projeto e todo apoio que lhe for possível e pertinente fornecer, na tramitação parlamentar e administrativa, quando virar lei.

     

 
CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  MUDANÇAS!
Marcio Luís Pontes *

Os servidores da AGED esperavam ansiosos pela divulgação do nome para... Leia Mais

   
     
  A polêmica da reforma da Previdência
Matusalém dos Santos

Sempre que a questão da reforma surge concretamente, um fenômeno tem se... Leia Mais

   
     
  Mensagem do presidente eleito do SINFA
Diego do Amaral Sampaio

“Quero dirigir-me aos colegas – fiscais, técnicos, auxiliares e... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN