ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


Reconfirmada parceria UNAFA e SINFA/v02/detalhe_no


Na posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA), foi reconfirmada a parceria com a Federação Nacional dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (UNAFA Federação). Os presidentes das duas entidades, Diego Sampaio (empossado) e Dimas Oliveira, reafirmaram o protocolo que garante a atuação conjunta nos movimentos em defesa da categoria e contra a ameaça aos seus direitos.
Na cerimônia, a UNAFA Federação esteve representada pelo presidente Dimas Oliveira, o secretário-geral Saraiva Júnior, o segundo-tesoureiro Samuel Silva e o conselheiro fiscal Diego Sampaio; os três últimos também dirigentes do SINFA, respectivamente, como tesoureiro, vice-presidente e presidente. Dimas Oliveira saudou os empossados e apresentou as congratulações em nome do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará  (Sindagri-CE), do qual é vice-presidente.

 
Relacionamento – No discurso na cerimônia de posse, o presidente da UNAFA destacou o papel do SINFA no sindicalismo brasileiro. Comentou que a entidade maranhense tem sido inspiração para a formação de associações e sindicatos da categoria em Unidades da Federação e foi a raiz da federação, constituída em meados de 2018, durante encontro nacional da categoria em Salvador (BA).
Dimas Oliveira enalteceu o papel de Saraiva Júnior na motivação pela luta sindical entre os servidores agropecuários. “Sua têmpera, sua vontade política, sua determinação são atributos que consolidam sua liderança e o fazem exemplo para nós, seus companheiros”, explicitou. Saraiva Júnior agradeceu, mas dividiu o êxito, dizendo que o trabalho é fruto de ação conjunta com os companheiros do SINFA, associados com os das outras entidades, principalmente as que constituem a UNAFA.


Palestra – Dimas Oliveira, líder da categoria no Ceará (presidiu o Sindagri-CE e agora é vice), apresentou, em substanciosa palestra, um diagnóstico da situação dos servidores da fiscalização agropecuária no Brasil e o papel da UNAFA Federação na valorização do trabalhador público da categoria. Abordou as ameaças às conquistas da categoria e as tentativas de esvaziamento dos servidores públicos do setor, com a entrega de atribuições institucionais a terceiros.
O presidente da UNAFA Federação revelou que o quantitativo dos servidores está aquém da cobertura do serviço a ser executado, defasagem que se acentua com a saída de funcionários por aposentadoria ou outros motivos.  Ele advertiu sobre a composição salarial dos servidores por Estado, cada vez menos atraente, elemento desmotivador do candidatos à carreira. Também manifestou preocupação com os impactos da reforma da Previdência sobre a categoria. Considerou que a proposta mostra flagrantes prejuízos, como a perda de garantias e de incentivos, principalmente quando da aposentadoria dos servidores. Para Dimas Oliveira, o assunto está sendo discutido açodadamente, sem considerar os males que advirão no futuro.
Por fim, alertou para a necessidade de estarem os servidores públicos atentos às convocações de suas representações sindicais, no sentido de inibir, pela mobilização, perdas consideráveis, principalmente de direitos penosamente conquistados. Uma sessão de debates, com esclarecimentos dos pontos mais nebulosos da reforma, na visão do líder sindicalista, encerrou a exposição.

     

 
CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO
 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  Uma tragédia anunciada
Diego do Amaral Sampaio*

Quem esteve no último seminário de formação sindical,... Leia Mais

   
     
  Quando o Ouvidor é um Médico Veterinário
George Henrique dos Santos Castro

Um cridor de cavalos um certo dia falou a um médico veterinário que... Leia Mais

   
     
  Cuidado! A nova previdência vai te pegar
Clemente Ganz Lúcio*

Anunciada como cura para múltiplos males – como baixo crescimento... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGÊNCIA DE WEBDESIGN