ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


Servidores da AGED debatem Educacao Sanitaria/v02/detalhe_no


O mestre em Educação Sanitária e Comunicação em Saúde Agropecuária, Clovis Improta, explanou, durante duas horas, a importância da Educação Sanitária na política de defesa agropecuária no Brasil. Ele falou aos servidores da Agencia Estadual de Defesa Agropecuária, na manhã desta segunda-feira, em encontro organizado com a parceria do SINFA.

A diretora-geral da Agência, engenheira agrônoma Fabíola Mesquita (foto), liderou a comitiva de servidores que ouviu o também professor do Mestrado Profissional em Defesa Animal da UEMA. Ele indagou sobre programas de educação sanitária ativos e inativos da autarquia desenvolve, e exaltou a iniciativa de alguns dos seus ex-alunos de mestrado na criação de projetos. Pediu a retomada de alguns desativados.

Conceito – Improta defendeu a mudança da nomenclatura do cargo de fiscal, sugerindo a adoção do título de sanitarista para os integrantes da carreira. Esclareceu que o conceito de fiscalização remete para comportamento policialesco, que mais atemoriza que atrai o reconhecimento de atividade como parceira da relação produtor versus órgão público.

Ao embasar seu argumento, justificou que a atividade das agências do gênero deve antes considerar o aspecto social e econômico do público-alvo e sua contribuição à segurança alimentar e à saúde pública, no manejo dos alimentos oriundos da produção animal e vegetal. “Assim devem ser admitidos os agentes que atuam na atividade”, arrematou.

No final do encontro (foto), convidou a todos para comparecerem ao encontro promovido pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (SINFA), cujo tema é Educação Sanitária, destacando a relação dos temas a serem abordados por expositores de várias partes do País e a oportunidade dessa troca de experiências. “Teremos a oportunidade de comparar ações educativas sanitárias de fácil aplicabilidade e resultados produtivos”.

     
 

 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  Vis?o panor?mica das pol?ticas de pessoal no governo federal: FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro
Jos? Celso Cardoso Jr.*

Houve intensificação das diretrizes políticas e medidas... Leia Mais

   
     
  Aposentadoria especial: o que mudou?
Matusalem dos Santos*

Dependendo da gravidade o tempo mínimo de contribuição para... Leia Mais

   
     
  RASTREABILIDADE VEGETAL, SINONIMO DE ALIMENTO SEGURO?
Jose Ivo Souza Cruz Junior*

Em um Mundo Globalizado a busca dos consumidores por Alimentos Seguros, só aumenta. E no caso dos mercados de FLV’s (Frutas... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGENCIA DE WEB DESIGNER