ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 


SINFA-MA celebra nomeacoes na AGED-MA/v02/detalhe_no


O quadro de servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED-MA) foi reforçado, neste final de ano, com a nomeação de 22 aprovados no concurso público realizado em 2018. O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) celebrou o feito, 13 anos após o primeiro concurso para a autarquia (2005), não sem lamentar o número de nomeados.

Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 26 de dezembro. Foram nomeados apenas médicos veterinários. Mas a Agência, segundo avaliação do sindicato, necessita de profissionais das Ciências Agrárias de outras especialidades (agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas, entre outros) para atender as metas estabelecidas para 2020.

Frustração – O presidente do SINFA-MA, fiscal estadual agropecuário Diego do Amaral Sampaio, não escondeu certa frustração com as nomeações. É que ao longo dos últimos anos, com os companheiros de sindicato, tem mostrado os prejuízos decorrentes da falta de recursos humanos estratégicos e tecnicamente habilitados na repartição. Do anúncio do concurso às nomeações de agora, o sindicato acompanhou todas as etapas.

Diego Sampaio contabiliza expressiva defasagem no quadro funcional da Agência, que tem 400 vagas criadas por lei, há cinco anos, e, pelo menos, uma centena delas a preencher imediatamente. “Ainda precisamos de mais gente para atender as necessidades dos serviços; queremos evitar que a AGED tenha quebra de resultados”, adverte. E promete intensificar a luta por novas nomeações de aprovados em 2020.

Balanço – Em recente balanço, o presidente enumerou conquistas em 2018. Além das nomeações, comemorou o sucesso do V Encontro Estadual dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (cujo tema, Educação Sanitária, entrou definitivamente na grade ações da AGED), a vitória em ações judiciais envolvendo demandas da categoria e encontro com autoridades, às quais levou a pauta de reivindicações.

Para Diego Sampaio, apesar das tentativas de desconstrução dos sindicatos, a categoria segue firme, mobilizada e consciente de sua ativa participação na luta pela defesa dos seus interesses, que são os interesses do serviço público e da população a que ele serve. Para janeiro está agendada reunião que definirá o programa anual de atividades do SINFA-MA em 2020.

     
 

 
 
 

 

 
 
FACEBOOK



     
 
ARTIGOS RECENTES

     
  Brasil: Nacao desigual
Vilson Antonio Romero*

Como os organismos internacionais sempre têm denunciado, há muito a... Leia Mais

   
     
  Vis?o panor?mica das pol?ticas de pessoal no governo federal: FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro
Jos? Celso Cardoso Jr.*

Houve intensificação das diretrizes políticas e medidas... Leia Mais

   
     
  Aposentadoria especial: o que mudou?
Matusalem dos Santos*

Dependendo da gravidade o tempo mínimo de contribuição para... Leia Mais

   
 

 
SOBRE O SINFA DIRETORIA NOTICIAS AREA DO FILIADO
ESTATUTO LEGISLAÇÃO ARTIGOS FALE CONOSCO
FILIAÇÃO CONVÊNIOS    

©2016 | SINFA - SINDICATO DOS SERVIDORES DA FISCALIZAÇÃO AGROPECUARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
DESENVOLVIDO POR: WEBAG - AGENCIA DE WEB DESIGNER